04 de abril – Dia Mundial dos Animais de Rua

-
Criado por: Rádio Bom Jesus
-
Postado em: 04/04/2025
A data foi lançada por organizações holandesas, como uma forma de ajudar a diminuir o número de animais abandonados. Apesar de não ser uma data oficial, diversas organizações ao redor do mundo aproveitam para chamar a atenção para os cerca de 600 milhões de animais de rua do planeta.
Cães e gatos de rua não fizeram essa escolha. Eles foram abandonados pelos donos, nasceram nas ruas ou simplesmente se perderam. Frequentemente, ficam mal alimentados, sofrem de calor ou frio extremo, contraem inúmeras doenças, sofrem acidentes e até maus tratos. São perseguidos por pessoas hostis e violentas. Eles não criaram sua situação, mas têm que viver com ela ou, como é mais comum, irão morrer com ela.
É importante lembrar, também, que, além de sofrerem todos esses problemas, os animais domésticos abandonados também podem interferir diretamente no equilíbrio do ecossistema que ocupam. À procura de comida, muitos desses gatos e cachorros podem caçar animais silvestres em áreas protegidas.
Além disso, eles não são vacinados contra a raiva e outras doenças transmissíveis, o que os torna transmissores potenciais de vírus, representando um perigo para a vida selvagem e, até mesmo, para o ser humano.
Para saber mais, veja o Participe! Convivência entre humanos, animais domésticos e animais silvestres: https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/videos/convivencia-entre-humanos-animais-domesticos-e-animais-silvestres/
Guarda responsável
Quando se compra ou se adota um animal de estimação, assume-se a responsabilidade por toda a vida deste animal e deve-se estar atento aos deveres que isso exige. Isto é a guarda responsável.
Antes de se decidir ter um animal de estimação, alguns pontos devem ser avaliados, como o tempo de vida médio deste tipo de animal, características físicas e comportamentais, espaço físico necessário, condições econômicas para prover alimentação e assistência médica veterinária adequada, tempo disponível para convívio com este animal e manutenção das condições sanitárias do local onde o animal reside.
Promover campanhas de adoção, apoiar organizações não governamentais que acolhem animais abandonados ou mesmo optar pela adoção de um animal são atos de amor e cidadania, que ainda colaboram para a qualidade do meio ambiente e para a saúde humana.