3º Dia da Peregrinação: 89ª Festa do Senhor Bom Jesus da Cana Verde


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 12/07/2020

Neste sábado (11), foi realizado o 3º dia da Peregrinação do Senhor Bom Jesus da Cana Verde

 Tema: Senhor Bom Jesus fazei de nós instrumentos de Vossa paz!

 

3º dia da Peregrinação

11/07/2020 – Bairros: Comunidades São Luiz Gonzaga, Santo Antônio Barbosas e Nossa Senhora Aparecida Água da Pedreira

A Benção do Bom Jesus na frente da capela. Os presentes devem estar de máscaras e manter distanciamento.

 

 

Histórico
Desde 1934 o município realiza anualmente a iniciativa escolhendo a data de seis de agosto como o dia oficial do Santo. No começo, tinha participação apenas da população local e a organização dos festejos era feita por pequeno grupo de voluntários católicos nas dependências da própria Igreja Matriz.
 Com a propagação dos milagres e graças alcançadas pelos fervorosos fiéis do Bom Jesus, os turistas em forma de pequenas romarias começaram a marcar presença anualmente no período da festa, fator que levou a Igreja a construir um santuário próprio para veneração do santo, na parte alta da cidade ocupando uma área de 28 mil metros quadrados e que foi inaugurado em 1975.
A história verdadeira da origem da imagem do Santo esculpida em madeira de cedro, ninguém sabe ao certo. Muitas versões existem referentes ao seu aparecimento, algumas fundamentadas em investigações históricas atribuem aos trabalhos do próprio Aleijadinho (Antonio Francisco Lisboa) ou então de algum discípulo seu. Por um Decreto do Bispo de Jacarezinho, Dom Fernando Tadei, assinado em primeiro de março de 1934, Siqueira Campos recebeu a imagem do Senhor Bom Jesus da Cana Verde.

Todos os anos a tradicional festa reúne um número considerável de visitantes, mais de 150 mil pessoas passam pelo local. Em 2013 houve a proibição de vendas de bebidas alcoólicas nas dependências da festa, e segundo dados não afetou o andamento do grande evento, este ano a proibição continua valendo. A festa deste ano de 2020 por conta da pandemia do novocoronavírus será diferente.