Correios lança selo comemorativo em homenagem aos 130 anos de Cora Coralina


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 21/08/2019

Há, exatamente, 130 anos nascia Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, mais conhecida como Cora Coralina. Criada na antiga Vila Boa de Goyaz, Cora escrevia seus versos sobre as durezas e a fé na vida.

 Ouça o poema


Ela era poetisa e contista brasileira mas, antes trabalhou como doceira. Começou a escrever com 14 anos, mas seu primeiro livro foi publicado só aos 75.


Ao todo, foram três livros publicados entre textos de receitas, cordel, e relatos da cidade.


O poema que você ouviu no início é de Gustavo Dourado, admirador de Cora e presidente da Academia Taguatinguense de Letras. Ele ressalta a importância dessa mulher que foi exemplo de vida.


Cora morreu em setembro de 1985, mas até hoje é uma das vozes femininas mais importantes da literatura nacional.


Após seu falecimento, amigos e parentes criaram a Associação Casa da Cora, para manter o Museu Casa de Cora Coralina, que foi inaugurado no mesmo dia de seu aniversário.


A diretora do museu, Marlene Velasco, disse que a cidade amanheceu festiva e teve uma programação especial, com cavalgada de 130 km, missa de ação de graças e 200 quilos de bolo.

 

Ela mencionou que começou, nesta terça-feira, em todo o estado de Goiás, o ano de Cora Coralina. A poetisa será lembrada com teatro, músicas, lançamento de livros e concurso de poesias.

 

Os Correios lançaram, também, um selo comemorativo em homenagem aos 130 anos da poetisa.

 Ouça o poema