Estudo aponta associação entre consumo de energéticos e problemas de saúde


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 27/02/2024

Um estudo publicado na revista científica Public Health Journal e realizado por pesquisadores do Centro de Pesquisa Translacional em Saúde Pública da Universidade Teesside e da Universidade de Newcastle, mostrou uma ligação entre o consumo frequente de bebidas energéticas e o aumento dos riscos de problemas de saúde mental, bem como complicações cardíacas. A pesquisa compilou dados de 51 estudos anteriores envolvendo mais de 1,2 milhão de crianças.

A cardiologista e professora de Medicina da Universidade Positivo (UP), Chiu Yun Yu Braga, enfatizou que a cafeína presente nos energéticos pode levar à dependência e aumentar o risco de arritmias cardíacas. 

A especialista explicou ainda que, após o efeito inicial de alerta, o estímulo da cafeína no fígado pode resultar em maior absorção de açúcares, levando a uma fadiga e cansaço cerca de uma hora após o consumo.

Ansiedade, estresse, depressão e até mesmo pensamentos suicidas foram observados como possíveis consequências do consumo regular desses energéticos, além de dificuldades de aprendizagem e insônia.