Mulheres ainda são minorias na política Paranaense, mas mais de 50% do eleitorado é feminino


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 28/02/2024

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a representação feminina na política paranaense permanece sub-representada, apesar de ser a maior parte da população do estado. Dos 11,44 milhões de habitantes do Paraná, 51,3% são mulheres, conforme o censo de 2022.

Flávia Viana, diretora executiva da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), destaca que, embora medidas como a cota de gênero impulsionam a participação feminina na política, a disparidade de votos entre os gêneros ainda persiste.

Ela ainda ressalta quais são os principais fatores que afastam mulheres da política. 

Dos 146.496 candidatos nas últimas duas décadas no Paraná, apenas 28,5% eram mulheres, com uma representação ainda menor nos cargos de prefeitura, onde apenas 9,8% das candidaturas foram ocupadas por elas. Essa disparidade resulta em uma representação mínima na lista de eleitos, sendo apenas 8,2% dos prefeitos eleitos.

Diante dessa situação, o TRE-PR anunciou a criação de um núcleo dedicado à diversidade e inclusão, visando promover a igualdade de oportunidades na política e implementar ações específicas para incentivar a participação feminina.