Estelionato virtual cresce 200%, golpistas “do amor” atuam nas redes sociais buscando por vítimas


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 22/09/2023

“Golpe do amor”, nome dado a casos em que golpistas, que preferem atuar nas redes sociais,  encontram pessoas emocionalmente vulneráveis. Para as vítimas, os criminosos se passam por pessoas ricas e se fazem completos cavalheiros, atraindo e convencendo que são o parceiro ideal, como explica a promotora de Justiça Susana Broglia Feitosa de Lacerda, do Ministério Público do Paraná (MPPR).

Um dos casos mais recentes registrados no Paraná foi o de um homem de 55 anos, apelidado de “Fazendeiro do Amor”. Ele foi preso em São José dos Pinhais, acusado de praticar golpes contra mulheres. O homem se apresentava como dono de fazendas, conquistava a confiança das vítimas e, em seguida, pedia dinheiro emprestado, desaparecendo em seguida.

A promotora enfatiza a importância das denúncias nesse tipo de crime.

De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, no estado do Paraná, os casos de estelionato por meio eletrônico registraram um aumento de mais de 200% em 2022, em comparação com o ano anterior. Os números revelam que foram reportados quase 5.700 casos desse tipo de crime, parte deles são os estelionatos amorosos.