Lavanda para insônia


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 27/06/2023

 

Para se manter saudável física e mentalmente, o organismo precisa de repouso. Porém algumas pessoas não conseguem dormir por uma série de razões, entre elas o estresse do cotidiano, depressãoansiedade, dores crônicas e o uso de alguns medicamentos. Essas pessoas podem ter insônia, distúrbio caracterizado pela ausência ou pela interrupção do sono.

Mais frequente na fase adulta, a insônia acomete principalmente os moradores dos grandes centros urbanos. E os efeitos de não dormir bem são físicos, mentais e sociais, com falta de concentração, irritabilidade e distrações que atrapalham a vida em situações corriqueiras tanto em casa quanto no trabalho.

Alguns desejam solucionar a questão e recorrem a especialistas para fazer uso de medicação. Outros adotam técnicas de relaxamento ou a prática da meditação. E há aqueles que buscam alternativas naturais, entre elas o uso de óleos essenciais, sendo um dos mais importantes para essa finalidade o de lavanda.

O estudo “A utilização de óleos essenciais de Lavandula angustifolia, Pelargonium graveolens e Citrus bergamia no combate à ansiedade”, publicado em 01/03/2021, no Brazilian Journal of Development, descreve que os principais objetivos da utilização do óleo essencial de lavanda se referem aos tratamentos de estresse, ansiedade, insônia e depressão. Aponta que outros estudos sobre os benefícios do aroma da lavanda mostraram que o linalol e o acetato de linalila podem estimular o sistema parassimpático, sendo que este último tem efeitos narcóticos e o linalol atua como um sedativo (SEIFI, et al., 2014).

Conforme a Farmacopeia Europeia, os principais constituintes do óleo essencial de lavanda são o linalol (20- 50%), o acetato de linalila (25 a 46%), o terpinen-4-ol (3 a 5%), além de outros em menor concentração (ALVES, 2018). Eles apresentam efeitos sedativos e auxiliam no relaxamento do corpo e da mente, restaurando o equilíbrio mental, harmonizando sentimentos, trazendo consciência da realidade e paz (ANDREI, 2005). Então conheça como o óleo essencial de lavanda pode ser usado contra a insônia no texto a seguir!

Tratamento de insônia com lavanda

É possível tratar a insônia com produtos naturais, estando entre eles os óleos essenciais, que são extraídos de plantas aromáticas e têm propriedades benéficas para várias funções do organismo. Um dos mais importantes é o óleo essencial de lavanda. Segundo o periódico científico Frontiers in Psychology, na publicação de 13 de janeiro de 2015, a planta promove o sentimento de confiança no próximo, alivia a insônia e dores de cabeça e ainda auxilia no tratamento da depressão.

Além disso, de acordo com o estudo “O efeito da aromaterapia com lavanda no sistema nervoso autônomo de mulheres de meia-idade com insônia”, a aromaterapia com lavanda trouxe resultados eficientes para o tratamento da insônia. Um grupo de 67 mulheres, entre 45 e 55 anos de idade, foram submetidas a vinte inalações de lavanda durante três meses, com frequência de duas vezes por semana. Foi utilizado um difusor de aromaterapia com 50 mililitros de água e 0,25 milímetros de óleo essencial de lavanda. Antes da inalação, as mulheres do estudo relaxavam numa cadeira confortável e pelo menos três horas antes não consumiam cafeína ou álcool. Observou-se redução na frequência cardíaca média e melhorias na qualidade do sono.

Benefícios da lavanda

Muito utilizada na indústria cosmética, de perfumaria, de medicamentos e de alimentos, a lavanda é uma planta ornamental muito aromática e resistente, com floração lilás. Ela pode ser cultivada em jardins ou vasos, desde que receba de três a quatro horas de sol diariamente, esteja em solo calcário e em terra bem drenada.

Além de ser importante na economia mundial, a lavanda, por meio de seu óleo essencial, traz vários benefícios às pessoas, entre eles:

Calmante, pois possui propriedades que ajudam a baixar a pressão arterial e melhoram a função cardíaca, relaxando e acalmando o corpo e a mente.

Combate à insônia, substituindo medicamentos que podem causar efeitos colaterais indesejados e dependência. Equilibra o sistema nervoso e induz ao relaxamento e ao sono. Inalar o óleo essencial de lavanda aumenta a atividade de ondas cerebrais alfa, associadas ao relaxamento, e reduz a atividade das ondas beta, que nos deixam alertas.

Analgésico, anti-inflamatório, antisséptico, antioxidante, bactericida e cicatrizante, sendo capaz de promover a saúde da pele e recuperar lesões.

Alívio da congestão nasal e dos sintomas da gripe, tosse, asma, bronquite e laringite.

Auxílio para que bebês relaxem e durmam bem, pois diminui a agitação, por possuir compostos bioativos, como linalol e anetol, que atuam no sistema nervoso central e reduzem os níveis de cortisol.

Sabor interessante e diferenciado tanto para pratos doces quanto salgados.

Perfume e sensação de bem-estar para ambientes.

Utilização em massagens, ajudando a aliviar tensões musculares e sendo um ótimo hidratante.

Há muito tempo a versatilidade da lavanda é conhecida, com aplicações variadas e podendo ser usada em momentos diversos, por exemplo durante o banho, antes de dormir, na limpeza da casa etc. Veja como usufruir melhor essa planta:

1 – Aromatizar a casa

Coloque alguns ramos de lavanda desidratada num vaso que fique numa mesa, num aparador ou no lavabo.

Aplique algumas gotas do óleo essencial sobre a parafina de uma vela, próximo ao pavio. Ao acendê-la, o calor da chama vai liberar o perfume no ambiente.

Costure sachês usando tule e coloque lavanda desidratada. Posicione-os em armários e gavetas, trazendo perfume também para as roupas.

Acenda um incenso de lavanda num local da casa ou onde desejar. Além de um perfume delicioso, uma atmosfera leve e alegre no ambiente vai pairar no ambiente.

Misture num borrifador 10 gotas do óleo essencial de lavanda com 150 ml de água. Agite a mistura e borrife no ambiente que desejar.

2 – Para levar na bolsa

Adquira um frasco de óleo essencial de lavanda numa boa loja de aromaterapia ou numa farmácia de produtos naturais e leve na bolsa. Se estiver com dor de cabeça, sentir ansiedade ou irritação, inale o odor por alguns minutos.

Fonte - Eu sem Fronteiras