Quais cores de paredes são boas para cada ambiente?


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 19/09/2022

Entre nossas rotinas, gostos pessoais, lugares favoritos e outros fatores, as cores possuem uma função maior e mais importante do que apenas decorar o mundo ao nosso redor. Cada cor tem um significado e uma influência energética diferente, possibilitando a atração de energias positivas e até mesmo a proteção contra forças negativas.

De acordo com a Teoria das Cores, estudo que explora de forma mais aprofundada o modo como as cores impactam o nosso cérebro e como ele as transforma em sensações, inicialmente idealizada por Isaac Newton e posteriormente definida por Johann Wolfgang Von Goethe, em 1810, é correto afirmarmos que, quando se trata de usar as cores para cada ambiente, precisamos entender mais sobre a essência de cada uma delas, facilitando nossa compreensão sobre as energias presentes em lugares e pessoas. Além disso, é importante sabermos que a interpretação de cada cor varia de acordo com cada pessoa, levando em consideração personalidades, histórias e crenças.

De acordo com o Feng Shui, a arte milenar chinesa que auxilia na harmonização das energias presentes nos ambientes, conhecidas como “Chi”, as cores têm a capacidade de influenciar diretamente o equilíbrio dos lugares.

Considerado uma pseudociência, “Feng Shui” significa “vento” e “água” e tem por fundamento filosofias como o taoísmo, o confucionismo e o I Ching. Essa arte asiática, criada há mais de 4 mil anos, é uma das Cinco Artes da metafísica do Extremo Oriente e tem como principal objetivo a organização apropriada de móveis e objetos, além da utilização das cores para a diminuição de aspectos negativos, potencializando pontos positivos e tornando os locais mais prósperos e saudáveis. Além de poder ser aplicada não apenas em lares, mas também em locais de trabalho.

Enquanto a Cromoterapia, conhecida como terapia das cores e reconhecida pela a OMS desde 1976, confirma tal habilidade, uma vez que utiliza a energia luminosa das cores para realizar tratamentos que busquem harmonizar os corpos mentais, físicos, emocionais e espirituais.

Usada desde o Egito Antigo, passando pela Índia e também pela China, a Cromoterapia funciona como uma forma de curar doenças, desenvolvendo princípios energéticos e resultando na conquista do equilíbrio e no aumento da qualidade de vida. Dessa forma, nós separamos as melhores opções de cores para te ajudar a criar a melhor versão de cada ambiente.

Amarelo

Possui a capacidade de transmitir e atrair riqueza e prosperidade. Atua como um reforço para concentração, comunicação e sabedoria, favorecendo atividades intelectuais e a criatividade. Também possibilita o aumento da energia no local, estimulando a alegria presente e tornado o ambiente mais vívido. Indicada para: escritório e sala de estudos.

Azul

Representa serenidade, paz e repouso. Transmite uma sensação refrescante e de limpeza. É necessário ter cautela em relação às suas tonalidades. O azul-claro estimula a alegria, enquanto o azul-escuro, se usado em excesso, pode acabar colaborando para a criação de um ambiente cansativo. Indicada para: quarto e sala de estudos.

Branco

É a cor da paz. Representa limpeza e purificação. Importante ressaltar que ambientes predominantemente brancos podem acabar contribuindo para o sentimento de ansiedade. Ajuda a iluminar o local e favorece a organização. Indicada para: cozinha, lavanderia e banheiro.

 

Laranja

A cor laranja colabora para a estimulação dos sentidos, sendo uma ótima aliada para a criatividade e comunicação. Outra peculiaridade dessa cor é o possível aumento do apetite, além de gerar acolhimento, otimismo e entusiasmo. Indicada para: sala de jantar e cozinha.

Marrom

Simboliza resistência e vigor. Favorece ambientes em que ocorram atividades que exijam concentração. Transmite sensação de conforto e sobriedade. Indicada para: escritório e sala de estudos.

Rosa

Contribui para a sensação de amor e pureza. É capaz de despertar a bondade e a compreensão existentes no ambiente. Indicada para: hall de entrada.

Verde

É considerada uma representação de equilíbrio, harmonia e saúde, além de estar diretamente relacionada com a natureza. Auxilia na redução do estresse e contribui para uma sensação de liberdade. Em seu tom mais claro, emana tranquilidade, enquanto em sua versão mais escura transmite segurança e seriedade.

Indicada para: quarto e banheiro.

Vermelho

Considerada uma cor que gera confiança e força, o vermelho estimula o dinamismo, protegendo contra medo e preocupações. Quando usado de forma equilibrada, cria uma atmosfera de autoridade, respeito e elegância. Indicada para: sala de estar, sala de jantar e cozinha.

Essas são algumas das cores e as formas como elas podem impactar na construção dos locais que fazem parte do seu dia a dia.

 

 

Fonte - Eu sem Fronteiras