Saúde orienta atualização da vacinação antes da volta às aulas
-
Criado por: Rádio Bom Jesus
-
Postado em: 21/01/2026
A Secretaria da Saúde do Paraná reforçou a importância de pais e responsáveis verificarem a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes antes do início do ano letivo, em fevereiro. A medida busca reduzir o risco de transmissão de doenças no ambiente escolar.
Segundo a secretaria, a convivência em espaços fechados favorece a circulação de vírus e bactérias, aumentando casos de viroses, infecções respiratórias e meningites. O Calendário Nacional de Vacinação prevê 11 vacinas para esse público, todas disponíveis gratuitamente pelo SUS.
No Paraná, alunos de até 18 anos precisam apresentar a declaração de vacinação atualizada no ato da matrícula ou rematrícula. A orientação inclui atenção especial às vacinas para adolescentes, como HPV, meningocócica e dengue.
///////
Juliane Vieira, de 29 anos, recebeu alta hospitalar nesta terça-feira (20) e deixou o Hospital Universitário de Londrina, no Norte do Paraná. A advogada estava internada a cerca de três meses, após ficar gravemente ferida ao salvar a mãe e o primo de 4 anos durante um incêndio em um apartamento em Cascavel, no Oeste do estado.
Juliane sofreu queimaduras em 63% do corpo e chegou a ficar em coma induzido. Em janeiro, o hospital confirmou que ela já estava consciente e respirando sem aparelhos. A paciente foi transferida de Cascavel para Londrina em outubro, onde permaneceu no Centro de Tratamento de Queimados, referência no estado.
A Polícia Civil concluiu que o incêndio, ocorrido em 15 de outubro, começou na cozinha do apartamento e não foi criminoso. A mãe e o primo da advogada também ficaram feridos, mas já receberam alta.